Artigo 1º - Considerações iniciais
§1º - Este regulamento elaborado pela DIRETORIA EXECUTIVA tem por finalidade oferecer melhor segurança, competitividade e justiça para todos os pilotos, proporcionando uma competição sadia e equilibrada visando à confraternização entre amigos.
§2º - A DIRETORIA EXECUTIVA, formada pelos pilotos Egomar, Osni, Jaison, Guilherme Puerari e Fernanda Galdino, são responsáveis pela organização das finanças do grupo, contatos com os kartódromos, regulamento e organização geral do campeonato.
Artigo 2º - Forma de disputa
§1º - Serão realizadas 10 etapas conforme anexo 1.
§2º - A corrida terá duração entre 25 e 30 minutos conforme acerto com cada kartódromo e regras abaixo.
§3º - A primeira e as duas últimas provas do ano terão tomada de tempo para o posicionamento do grid de largada para as categorias Light e Feminino.
§4º - As categorias Elite e Máster terão bateria dupla com tomada de tempo na primeira bateria e inversão dos pilotos para a segunda bateria, mantendo-se o kart conforme a classificação da chegada.
§5º - Será aplicado o método de descarte de uma etapa. O pior resultado de cada piloto será descartado na tabela de classificação a partir da segunda etapa.
§6º - A corrida em que o piloto tiver punição, não será considerada na aplicação do descarte. Somente serão descartados os resultados reais de provas com resultado integral sem punições.
§7º - Se o piloto tiver punição, naquela corrida perderá os pontos da melhor volta.
§8º - Na rodada dupla, será verificada a melhor volta no final das duas baterias.
§9º - Se o piloto faltar em uma prova poderá usar a mesma para o descarte.
Artigo 3º - Inscrição
§1º - Será cobrada uma taxa de inscrição de R$ 300,00 por piloto para cobrir despesas, troféus e confraternização.
§2º - O valor da inscrição não será devolvido sob hipótese nenhuma.
§3º A DIRETORIA EXECUTIVA apenas negocia com o kartodromo para buscar o melhor preço. A DIRETORIA EXECUTIVA não tem nenhuma decisão sobre valor pago ao kartodromo, sendo que qualquer negociação é direto com o kartodromo, acerto de pagamentos e ou restituição de qualquer valor por motivo de doença ou desistência de alguma prova já paga deverá ser negociado diretamente com o kartodromo.
Artigo 4º - Das Corridas
§1º - As provas seguirão o calendário do anexo 1.
§2º - Em caso de chuva forte antes do início da corrida, será aguardado até uma hora para a largada.
§3º - Se houver interrupção da corrida por problemas técnicos, serão analisadas soluções pela DIRETORIA EXECUTIVA.
§4º - No caso em que a corrida esteja acontecendo, e a chuva/vendaval ou qualquer outro evento obrigar a interrupção da prova e se não houver mais possibilidades de reiniciar a corrida em até uma hora da interrupção da corrida, e não tenha sido completado 60% da corrida, poderá ser considerado o resultado oficial da prova com a metade da pontuação da corrida normal, valendo sempre a última volta antes da paralisação e não valendo essa prova para descarte.
§5º - Se houver reinicio da prova pelos motivos descritos nos parágrafos anteriores, será montado o grid em fila indiana com as posições da última volta antes da paralisação e a largada com os karts parados.
§6º - Na eventual possibilidade de não haver resultado por motivos de problemas na cronometragem, confirmado pela organização do kartodromo e não for possível determinar as posições de cada piloto, a corrida poderá ser cancelada (retirada da pontuação) ou refeita em outra data, sendo que essas e outras possibilidades deverão ser analisadas pela DIRETORIA EXECUTIVA com a aprovação de pelo menos metade dos pilotos daquela prova. As corridas canceladas não serão computadas para a regra de descarte.
§7º - Se houver problemas na cronometragem em relação a melhor volta, não terá a pontuação de melhor volta computada, sendo que a DIRETORIA EXECUTIVA irá analisar o caso.
§8º Se houver problemas na cronometragem pro grid, a volta deverá ser realizada novamente.
§9º No caso de empate na tomada de tempo pro grid ou para a melhor volta, vale sempre quem fez primeiro a melhor volta.
§10º Em caso de divergência entre a chegada final da corrida na pista e o resultado na cronometragem, sempre será válido a chegada na pista, confirmado pelo bandeira da linha de chegada.
Artigo 5º - Lastros
§1º - O lastro para a temporada é de 90 kg para a categoria máster e Light. Para a categoria Elite é 95 kg e para a categoria feminino será avaliado na primeira corrida da copa.
§2º - Os pilotos são os responsáveis e deverão obrigatoriamente correr com os respectivos pesos (lastro) fornecidos pelo kartodromo ou trazidos pelos pilotos.
§3º - Caso o kartodromo, por qualquer motivo, não dispuser de lastro no momento da corrida, poderá haver a etapa desde que todos dentro de cada categoria concordem se não concordarem, a prova será transferida ou cancelada.
§4º - Caso ocorra a necessidade de troca de kart durante a corrida ou nas tomadas de tempo, deverá levar o lastro para o kart substituto.
§7º - Os pilotos convidados também receberão lastros antes da prova e deverão seguir todas as regras acima.
Artigo 6º - Comissão Julgadora
§1º - A Comissão Julgadora é formada pelos membros da DIRETORIA EXECUTIVA e convidados, desde que não estejam envolvidos no acidente a ser julgado.
§2º - As decisões dos fiscais de pista e do diretor da prova são soberanas naquele momento, os que se acharem prejudicados poderão abrir reclamação pós corrida para a Diretoria Executiva
§3º - Serão soberanas as decisões da Comissão Julgadora, podendo de ofício ser ouvido o infrator e/ou reclamante. Após a decisão oficial divulgado para todos não cabe recurso.
§4º - Análises de reclamações somente mediantes filmagens ou confirmação dos pilotos envolvidos. Caso os pilotos envolvidos confirmem um acidente que caiba punição, fica validado a “reclamação” sem julgamento e a punição será aplicada conforme as regras da copa
§5º - Com as filmagens em mãos, a DIRETORIA EXECUTIVA analisará a corrida e constatando infrações, passará o vídeo para a Comissão Julgadora que poderá aplicar punições, independente de reclamações no caso de queima de largada, ou algum caso grave que coloque em risco a segurança de pessoas ou outros pilotos mesmo que não observado pelos fiscais de pista.
§6º - O piloto tem direito de reclamar até 24h após a corrida, em relação a algum toque/acidente que ocorreu consigo e não percebido pelos fiscais de pista ou diretor da prova.
§7º - Na possibilidade de não haver filmagem com imagens de casos reclamado por algum piloto, valerá o resultado já determinado no dia da corrida.
§8º - Para a última prova do ano a Comissão Julgadora deverá julgar de imediato qualquer reclamação, se não houver reclamações no final da última corrida a pontuação e a determinação dos campeões será oficializado
§9º - A Comissão Julgadora se reunirá em separado com os reclamantes e testemunhas se necessário, e tomará a decisão em segredo, sendo que antes de oficializar a decisão poderá ouvir o reclamante e o reclamado quantas vezes ache necessário para a tomada de decisão. Depois de tomada a decisão anunciada pelo Presidente da Comissão não cabe mais recurso.
§10º - Fica a cargo da DIRETORIA EXECUTIVA as análises dos vídeos e identificando alguma irregularidade ou se houver reclamações de toque, ai será repassado o caso para a Comissão Julgadora.
Artigo 7º - Acidentes e Punições
§1º - Toques ou batidas que façam o oponente rodar e perder a posição para quem causou a batida ou qualquer outro piloto.
- Inciso I - Se perder a posição apenas para o piloto que causou o toque e a posição for devolvida não terá punição.
PUNIÇÃO – 2 posições no final da prova por infração cometida, acumuladas
§2º - Queimar a largada: Queimada é qualquer movimentação do kart a partir do momento que o diretor da prova começar a levantar a bandeira até o acionamento, momento em que comece a baixar a bandeira para largar, nesse período o kart deve-se manter totalmente imóvel sendo qualquer mexida do kart considerado queimada.
PUNIÇÃO – Acréscimo de 10 (dez) segundos no tempo final da prova, independente de ganhar posição na largada. Essa regra a Comissão Julgadora fará análises dos vídeos da largada independente de reclamações de outros pilotos e qualquer piloto que observe a infração pode reclamar.
§3º - Cortar a pista pela grama ou fazer o traçado fora da pista (quatro rodas) para obter vantagem ou ultrapassagem sobre o oponente:
PUNIÇÃO – Perda de 2 posições no final da corrida ou acréscimo de 20(vinte) segundos no tempo final da prova o que for mais punitivo para o piloto.
Se devolver a posição logo na seqüência não haverá punição.
Se ultrapassar mais de dois pilotos, a punição é a perda de posições no final da prova do mesmo numero de pilotos que obteve vantagens e não devolveu a posição.
Se tiver que sair da pista para evitar acidentes a regra não será aplicada.
§4º - Toque, batidas entre três ou mais competidores a punição será aplicada para o(s) competidor(es) que provocou o acidente enquadrando-se nas infrações acima descritas.
§5º - Voltar à pista após rodada/saída de pista de forma imprudente perigosa ou negligente.
PUNIÇÃO – 20 segundos no final da prova, ou no mínimo perda de 2 posições no final da corrida, o que for mais punitivo.
§6º - Batidas propositais e/ou antidesportivas.
PUNIÇÃO – Desclassificação da prova (o caso será verificado pela DIRETORIA EXECUTIVA para analisar o caso podendo desclassificar ou não o piloto da prova e até impor outras punições).
§7º - LASTRO – Todo piloto é responsável em cobrar e/ou colocar o lastro no carro, se for constatado irregularidades, ou seja, se o piloto correr com menos lastro que o aferido haverá punição. Será Verificado o lastro apenas no final da bateria.
PUNIÇÃO – Desclassificação da bateria.
Inciso 1 – A tolerância de peso é de meio kilo (0,5kg).
§8º - Ultrapassar sob bandeira amarela
PUNIÇÃO – 20 segundos no final da corrida, se ocorrer 2 vezes dentro da mesma bateria será desclassificado daquela bateria.
§9º - Piloto que tiver mais de 2 infrações em uma mesma bateria, será desclassificado daquela bateria.
§10º - O piloto punido com a perda de posições, mesmo sendo o último na corrida, será tirada as posições de punição e ficará com a pontuação que se encaixar que vai até a 20ª posição, se houver perdas de posições e que fiquem além da 20ª posição, a punição estará paga e o piloto levará a pontuação que se enquadrou.
§11º - Nos julgamentos das infrações será sempre utilizada a penalidade de maior impacto para o piloto infrator. Nas aplicações das infrações serão descontadas primeiras as punições por tempo e após as infrações de posições, após o resultado final
§12º - Em caso de acidente ou rodada que cause o desligamento do kart na pista, recomenda-se que o piloto deverá erguer os braços sinalizando aos demais competidores e fiscais sobre o problema. Na eventual desistência do piloto da prova ou impossibilidade de continuar por qualquer motivo, o piloto pode retornar ao box a pé, desde que não atravesse a pista(se for possível). Tais situações dizem respeito à segurança dos competidores.
§13º - Toda e qualquer punição ou objeção imposta pelos fiscais de pista ou o Diretor de Kartodromo, Diretor da Prova ou Funcionários das pistas/kartodromo deverão ser respeitadas, acatando as diretrizes do Kartodromo podendo haver punições pela Diretoria Executiva. As reclamações deverão ser encaminhadas no dia da corrida para o diretor de prova e para a Diretoria após a corrida.
§14º - Será aplicada advertência a critério da DIRETORIA EXECUTIVA, e após punições, pela reincidência para pilotos que não aceitem as decisões do Diretor de pista e da Comissão Julgadora, e que causem conflitos entres os pilotos ou outros eventos que não estão no regulamento.
§15º - É proibido qualquer questionamento por qualquer piloto para qualquer um fiscal de pista, qualquer questionamento deverá ser feita para o diretor de prova de forma respeitosa podendo ser penalizado conforme entendimento da Comissão Julgadora.
§16º - Se houver questionamento por parte do Kartodromo referente a conduta, condução e ou comportamento de qualquer piloto desde a chegada ao kartodromo até a saída, ou discussão entre pilotos ou qualquer pessoa do kartódromo que possa denegrir, desmerecer ou colocar o grupo em conflito, será avaliada pela DIRETORIA EXECUTIVA podendo haver punições.
§17º - Poderá haver advertências que serão acumulativas, sendo que a cada 3 advertência o piloto será penalizado com a perda de 5 pontos no final do campeonato para casos omissos nesse regulamento, aplicado pela Diretoria Executiva.
§18º - Todo e qualquer prejuízo causado pelo piloto a qualquer kartodromo é de responsabilidade de cada um, desde a chegada até a saída do local, sendo que antes da corrida deve ser assinado um termo em cada kartódromo referente a essa responsabilidade. A DIRETORIA EXECUTIVA não possui responsabilidade (nem gerenciamento nenhum sobre o kart ou sobre qualquer kartodromo) por qualquer que seja o dano cometido por qualquer um que participa do campeonato.
§19º - Outros eventos que não fazem parte deste regulamento serão julgados a livre critério pela DIRETORIA EXECUTIVA, sempre optando pelo bom senso e pela preservação de uma competição sadia e justa para todos.
§20º - Por tratar-se de um campeonato amador exigimos que a prioridade seja a boa convivência entre os pilotos, o campeonato tem o intuito de aproximar todas as pessoas que gostam do esporte. Todas e quaisquer discussões poderão ser punidas, inclusive com exclusão do campeonato.
§21º - Os nossos apoiadores/patrocinadores são empresas/pessoas que apenas estão contribuindo voluntariamente para o apoio do esporte amador sendo que, não cabe a eles nenhum gerenciamento nem responsabilidades por nenhum evento que ocorra no campeonato.
§22º - Ao fazer o pagamento da inscrição, o piloto concorda com todas as partes desse regulamento.
Artigo 8º - Grid de largada - Regra geral
§1º - A primeira e as duas ultimas etapas do ano terá tomada de tempo para a formação do grid, nas etapas seguintes o grid será a classificação geral da copa com desconto do pior resultado, sendo que o primeiro, segundo e o terceiro colocado serão respectivamente ultimo, penúltimo e antepenúltimo no grid, e a regra para desempate do posicionamento no grid se adotará o artigo 10º para a definição do grid.
§2º - Se faltar algum piloto no grid os pilotos das posições mais atrás assumem a posição no grid mais à frente.
§3º - O kart será sorteado antes de cada etapa junto com a administração do kartodromo.
Artigo 9º - Categoria ELITE / Máster
§1º - As categorias para 2025 incluem Elite, Máster/Light e Feminino.
Em cada etapa, na primeira bateria os karts serão sorteados e os pilotos terão 4 minutos de tomada de tempo para formação do grid e 13 minutos de corrida em média.
A segunda bateria da etapa, o grid é a inversão dos pilotos da chegada da primeira corrida, mantendo-se a classificação de chegada do kart para a segunda bateria que será em média 13 minutos.
A soma das duas corridas conforme pontuação abaixo definirá o campeão e a pontuação da etapa.
Em caso de empate em pontos no final da rodada dupla, o campeão é o piloto que fez a melhor volta entre as duas baterias.
Se houver alguma pista que não aceita a inversão do grid conforme descrito acima, a corrida terá tomada de tempo na primeira bateria e os 3 primeiros colocados serão respectivamente os 3 últimos da segunda bateria, conforme a regra geral do artigo 8º.
Artigo 10º - Critérios de desempate
§1 – Nos casos de empate em qualquer situação da copa, serão adotados os seguintes critérios para o desempate:
1° maior número de vitórias
2° maior número de segundo lugar
3° maior número de terceiro lugar e assim sucessivamente
4º piloto sem nenhuma punição
5º maior número de participações no ano
6º melhor tomada de tempo na primeira corrida do ano
2 – Em relação a melhor volta da corrida, caso ocorra de dois ou mais pilotos aparecerem no resultado oficial pelo kartódromo empatados, diferença de tempo entre eles igual a zero, e também nas tomadas de tempo para o grid o desempate será feito em favor do piloto que fez a melhor volta primeiro.
§3 – Na chegada final de cada corrida, se houver empate ou divergência na cronometragem em relação ao final da corrida, o bandeira da linha de chegada
Artigo 11º - Categorias
§1 - A Copa Kart dos Amigos poderá ser dividida em categorias para 2025:
1 - Categoria ELITE constituído pelos pilotos que tiveram o melhor desempenho em 2024 tanto nas provas da Copa kart dos Amigos quanto nos treinos livres pré-temporada, ou poderá ser piloto de outros grupos que tenham rendimentos parecidos com os da elite e que queiram entrar na copa sendo convidado por algum membro da diretoria.
2 - Categoria Máster / Light, constituído pelos demais pilotos a critério da Diretoria Executiva.
3 – Categoria FEMININO.
§2 - Os 3 melhores e os 3 piores resultados dentro das categorias poderão subir ou descer de categoria no final da temporada a critério da Diretoria Executiva.
§3 - Todas as regras desse regulamento são aplicadas a todos os pilotos das categorias, sendo assim teremos no final da temporada campeão da Elite e campeão do Master / Light e Feminino e/ou outras categorias se tiverem.
$4 - Na classificação geral, serão premiados do 1º ao 5º colocado de cada categoria com troféus e prêmios de patrocinadores se houver.
Artigo 12º - Pontuação
1º lugar – 40
2º lugar – 34
3º lugar – 29
4º lugar - 25
5º lugar – 22
6º lugar – 19
7º lugar – 17
8º lugar – 15
9º lugar – 13
10º lugar – 11
11º lugar – 10
12º lugar – 09
13º lugar – 08
14º lugar – 07
15º lugar – 06
16º lugar – 05
17º lugar – 04
18º lugar – 03
19º lugar - 02
20º lugar - 01
§1 - Piloto que não receber nenhuma punição durante o ano terá 10 pontos de bônus que será computado no inicio da copa. Caso o piloto sofra alguma punição de corrida, o piloto perde 5 pontos do bônus por cada punição.
§2 - Será atribuído 1 ponto por prova para o piloto que realizar a melhor volta da corrida na etapa, desde que tenha resultado aferido para todos os pilotos pelo kartodromo e o piloto não receber nenhuma punição.
§3 - Recebera também 1 ponto os pilotos que se classificarem para o grid em 1º lugar nas três corridas que terão tomada de tempo para as categorias Light e Feminino.
§4 - Na categoria Elite/Máster será 1 ponto para cada classificação em cada etapa que tenha tomada de tempo.
§5 - Se eventualmente o piloto que realizar a melhor volta for punido, a pontuação será atribuída à segunda melhor volta e assim sucessivamente.
§6 – Todos os pilotos que subirem ao pódium são obrigados a usar a camisa da Copa, ou estejam com macacão com seus patrocinadores; se não estiverem com a camisa será aplicado perda de 2 pontos na classificação daquela prova.
Artigo 13º - Premiação
§1- Haverá premiação com medalhas para os cinco primeiros colocados de cada etapa por categoria. Poderá haver brindes de patrocinadores para o campeão da corrida e havendo mais brindes serão sorteados entre todos os pilotos.
§2 - O protocolo das etapas será decidido antes de cada etapa.
§3 No final da copa os cinco melhores classificados de cada categoria receberão troféus e possíveis brindes dos patrocinadores.
Anexo 1 - Calendário
1° Prova: 02 fevereiro – 08h – Beto Carrero
2° Prova: 15 março – 18:30h – Beto Carrero
3° Prova: 13 abril – 08h – Beto Carrero
4° Prova: 31 maio - 14h – Beto Carrero
5° Prova: 07 junho – 13:30h – Florianópolis
6° Prova: 19 julho – 13:30h – Joinville
7° Prova: 23 agosto – 18:30h – Beto Carrero
8° Prova: 28 setembro – 14:30h – Beto Carrero
9° Prova: 18 outubro - 14h - Ascurra
10° Prova: 01 novembro – 14h – Ascurra